Cidadania
Algumas características da sociedade temporânea, como vêm, atuam no sentido de desagregar valores cultivados não só nas antigas comunidades, mas também na própria sociedade societária até meados do século XX. Entre esses valores está à solidariedade, a vida familiar, a igualdade de oportunidades, a participação política etc.
Entretanto, no interior da própria sociedade societária moderna existem forças que se opõem fortemente a essas tendências desagregadoras. Isso acontece porque todas as sociedades pós-industriais são sociedades democráticas. Ora, o regime democrático se caracteriza pelo respeito aos direitos humanos, pelo “império da lei” (todos são iguais perante a lei e ninguém está acima dela), pela pluralidade de partidos políticos, pelo voto livre e universal e pela alternância no poder.
Um dos fundamentos do regime democrático é o conceito de cidadania. Segundo o sociólogo Herbert de Souza (Betinho), “cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade”. Tudo o que acontece no mundo, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida. Um cidadão com um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação (...).
A idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. “O cidadão precisa ter consciência de seu poder”. (In: Belisário Santos Jr. et alii. Cidadania, verso e reverso. São Paulo, Secretaria da Justiça e da Cidadania, 1998. p. 11.)
A cidadania está diretamente vinculada aos direitos humanos, uma longa e penosa conquista da humanidade que teve seu8 reconhecimento formal com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na época - marcada pela vitória das nações democráticas contra o nazismo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) -, ela abria a perspectiva de um novo mundo, em que haveria paz, liberdade e prosperidade: uma esperança que acabou não se realizando.
Direitos humanos e cidadania
Leia a seguir os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos e procure compará-los com a realidade da cidadania, tal como ela vem sendo praticada no mundo em geral e no Brasil, em particular:
• Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
• Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.
• Todo ser humano que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
• Todo ser humano tem direito à alimentação vestuário, habitação e cuidados médicos.
• Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
• Todo ser humano tem direito ao trabalho e à livre escolha de emprego.
• Toda pessoa tem direito à segurança social.
• Toda pessoa tem direito a tomar parte no governo de seu país.
• Toda pessoa tem direito a uma ordem social em que seus direitos e liberdades possam ser plenamente realizados.
• Todo indivíduo tem o direito de ser reconhecido como pessoa perante a lei.
• Todo ser humano tem direito à instrução.
Embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
Refletindo sobre isso, leia agora os Direitos das Crianças – uma declaração, com dez itens – aprovados pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1950.
1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2. Direito a proteção especial para seu desenvolvimento físico, mental e social.
3. Direito a um nome e a uma nacionalidade.
4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física e mentalmente deficiente.
6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7. Direito à educação gratuita e ao lazer.
8. Direito a ser socorrida em primeiro lugar, em caso de catástrofe.
9. Direito de ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.
10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
(Fonte: Ari Herculano Souza. Os Direitos Humanos. São Paulo, Editora do Brasil, 1989. p. 23
As condições de vidas das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro, por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contingentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
Outro indicador de grau de cidadania de uma nação é o tratamento que se dá aos idosos. Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania.
Responda de acordo com o texto acima
1- Como deve ser um cidadão ativo na sociedade segundo o texto?
2- De acordo com o texto descreva os dois principais indicadores do grau de cidadania de uma nação.
3- O que acontece se a sociedade aceitar passivamente o grande contingente de crianças nas ruas?
4- Compare os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos comparando com a realidade da cidadania, que acontece no mundo e no Brasil.
5-A palavra cidadania pode ter vários significados, mas qual e a sua essência única?
"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer." (Papa João XXIII)
Quem sou eu
- Profª Gabriela
- Sou Professora de física e química e Professora da sala de tecnologia, sou uma pessoa apaixonada no que faço, na educação tudo o que faço é pensando em meus alunos que amo muito é por mim e por eles que dedico este blog tem tem me ajudado muito em diversas formas de avaliação.
RESPOSTA QUESTÃO 1. Segundo o texto cidadão é um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.
ResponderExcluirA idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. “O cidadão precisa ter consciência de seu poder”.
RESPOSTA QUESTÃO 2- Os dois maiores indicadores do grau de cidadania de uma nação são:
ResponderExcluirAs condições de vida das crianças;
O tratamento que se dá aos idosos.
RESPOSTA DA QUESTÃO 3. Se isso acontecer a sociedade estará negando a crianças as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
ResponderExcluirA declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade. Porém muitos direitos humanos estão só na teoria, pois até hoje há casos em que as autoridades não dão suporte para que esses direitos sejam devidamente supridos aos cidadões como é o caso daqueles que não tem uma remuneração justa ou o caso daqueles que não conseguem estudar.
ResponderExcluirRESPOSTA DA QUESTÃO 5 - Embora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
ResponderExcluirComplemento da questão 2 - Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania
ResponderExcluirComplemento da questão 3 - Por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas.
ResponderExcluirComponentes do Grupo - 3° ANO C / NOTURNO
ResponderExcluirMUNYRA CAROLINA N° 35
DELAINE DE OLIVEIRA N° 12
DANIELA FERNANDA N° 11
JAQUELINE SOTTO N° 56
Parabens ao grupo as respostas corretas.
ResponderExcluirOlá meninas espero que tenham gostado da atividade!!!!! Nº Dez
ResponderExcluirPessoal para os alunos que não apresentaram o trabalho em sala, vai ai um recadinho: ler e fazer seu entendimento da sua parte e me entregar escrito 05-07 juntamente com a avaliação, lembrando que a postagem deve ser também até esta data no blog só aceitarei umas das três atividades em outra data por forças maiores, afinal temos só duas aulas até o fim do bimestre.
Quem ler o recado repassem aos colegas.
Obrigada.
1) Cada cidadão é um indivíduo que tem sua consciência de direitos e deveres para participar ativamente de todas as questões da sociedade.
ResponderExcluirA idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propor e pressiona o tempo todo. em fim nos cidado~es temos que mostrar direito sobre o nosso poder.
Bruna Pricila 3ºC
2. Outro indicador de grau de cidadania de uma nação é o tratamento que se dá aos idosos. Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania
ResponderExcluirBruna Pricila 3C
3.As condições de vidas das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro, por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contingentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
ResponderExcluirBruna Pricila 3ºC
A declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade,muitos direitos humanos estão só na teoria"só esta no papel".POis a´caso q as autoridades fazem casinhos de pessoas q não tem uma condiçao favoravel.
ResponderExcluirBruna Pricila 3ºc
5.Embora a cidadania pode ter varios Sentidos e Expresções para o nosso Grupo significa um termo só "Liderdade de se expressar".
ResponderExcluirBruna Pricila 3ºc
Nomes do Alunos;
ResponderExcluirBruna Pricila n°04
Geane Martins n°20
Elson n°15
Parabéns pela realização da atividade. Verifiquei alguns erros de Português, mas tudo bem algumas respostas não estão totalmente corretas, esperava, as mesmas conceituadas resumidamente. Nª9,0
ResponderExcluirPessoal para os alunos que não apresentaram o trabalho em sala, vai ai um recadinho: ler e fazer seu entendimento da sua parte e me entregar escrito 05-07 juntamente com a avaliação, lembrando que a postagem deve ser também até esta data no blog só aceitarei umas das três atividades em outra data por forças maiores, afinal temos só duas aulas até o fim do bimestre.
ResponderExcluirQuem ler o recado repassem aos colegas.
Obrigada
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1- segundo o texto:
ResponderExcluirÉ o cidadão responsável que tem papel decisivo e não o servil e dependente. Por esta razão é que o livre desenvolvimento da personalidade em uma sociedade cívica deve se tornar, mais uma vez, o credo das políticas liberais. Com este fim, a iniciativa liberal para maior participação popular e envolvimento é urgentemente requerida!
2- Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
ResponderExcluirTodo ser humano tem direito à alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos.
3-
ResponderExcluircada criança abandonada existe um adulto abandonado e a criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar outra criança que também vai der abandonada , quando adulta,ira viver no mundo do tráfico,roubos, etc.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir4-
ResponderExcluirA declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade.no entanto muitos direitos humanos estão só na teoria, e até hoje há vários casos em que as autoridades não dão certo tipos de suportes para que os direitos sejam necessariamente supridos aos cidadões como acontece na vida daqueles que não tem uma remuneração bem justa ou o caso daqueles que não conseguem ter um certo grau de estudo
5-
ResponderExcluirA cidadania (do latim,civitas,"cidade"), em Direito, é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, encontra-se no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida política.
A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a cargo público
nome:RONALDO ADRIANO TROMBETA
ResponderExcluir3ºc NOTURNO
OBS: (AGENDAR MINHA NOTA NO DIARIO DO TURNO MATUTINO COM O PROFESSOR DJALMA).
SOU O NUMERO 19 DO DIARIO MATUTINO
Concordo com sua respostas apenas algumas observações sobre a questão 1 e 2. 1-Um cidadão ativo na sociedade deve exercer seus direitos e deveres. 2- Os dois principais indicadores são o tratamento que se dá as crinaças e aos idosos da nossa sociedade.
ResponderExcluirParabéns pelo cumprimento da atividade. Nª 9,0
1-têm consciência de seus direito e deveres e participa ativamente de todos as questões sociais.
ResponderExcluir2-as condições de vidas das crianças e dos idosos como eles são tratados na sociedade (idosos).
3-se isso ocorrer a sociedade estaria fechando os olhos para uma realidade de um futuro cruel ,porque por traz de uma criança de rua esta um adulto morador de rua que dara vida á outras crianças que cresceram em um mundo onde são descriminadas por nao ter onde morar e nao poder freqüentar uma escola ou ter direito a um tratamento médico bom com isso esse problema da sociedade nunca deixara de existir.
4- basicamente ao contrario de tudo o que diz nas duas declaraçoes porque na maioria dos países a realidade é completamente outra as pessoa snao tem direito a uma boa educaçao a segunrança de verdade ou até mesmo um bom tratamento medico e apenas as pessoa que podem pagar por isso tem o direito de desfrutar dessas coisas que nas declaraçoes deveria ser direitos de todos .
5-significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
BRUNA SARAIVA
ResponderExcluirRESPOSTAS DAS QUESTÕES:
1-A idéia de cidadão ativo é ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.ELE tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade.O cidadão precisa ter consciência de seu poder.
2-As condições de vidas das crianças e o tratamento que se dá aos idosos.
Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitoshumanos e da cidadania.
3-AS criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contingentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
4-A Declaração Universal dos Diretos Humanos tem como meta a o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis a liberdade, da justiça e da paz no mundo,
se esforça, através do ensino e da educação, para promover o respeito a esses direitos e liberdades.
INFELIZMENTE,muitos direitos estão só no papel,porque hoje em dia ainda tem caso como o suporte na educaçao não ocorrer, ou as autoridades não darem suporte para que os direitos dos cidadões sejam devidamente supridos.É o caso daqueles que não tem dinheiro e por causa disso não conseguem estudar.
5-para mim a acidadania significa o direito de viver com liberdade e dignidade.
1-Ter um dever de poder participar de qualquer coisa, de questoes sociais.
ResponderExcluir2-Bom como diz o texto acima, sao os idosos e as criancas,seria o tratado na sua sociedade que vivemos.
3-Se isso ocorrer a sociedade estaria fechando os olhos para uma realidade de um futuro cruel ,porque por traz de uma criança de rua esta um adulto morador de rua que dara vida á outras crianças que cresceram em um mundo onde são descriminadas por nao ter onde morar e nao poder freqüentar uma escola ou ter direito a um tratamento médico bom com isso esse problema da sociedade nunca deixara de existir.
4- basicamente ao contrario de tudo o que diz nas duas declaraçoes porque na maioria dos países a realidade é completamente outra as pessoa snao tem direito a uma boa educaçao a segunrança de verdade ou até mesmo um bom tratamento medico e apenas as pessoa que podem pagar por isso tem o direito de desfrutar dessas coisas que nas declaraçoes deveria ser direitos de todos .
5-cidadania tem varios significados msmo mas sò um e bem claro q todos tem seus direitos e deveres de ser com todos com sua dignidade e liberdade.
kleiciane espirandeli n 31
ALUNA:BRUNA SARAIVA DE ALMEIDA.
ResponderExcluirNUMERO:06 SÉRIE:3ªC
ATIVIDADES DE FILOSOFIA
Obrigada pela realização das atividades pessoal
ResponderExcluirBruna nº 06 9,5
Valéria Oliveira Faltou seu numero Nº9,5
1-têm consciência de seus direito e deveres e participa ativamente de todos as questões sociais.
ResponderExcluir2-Os dois maiores indicadores do grau de cidadania de uma nação são:
As condições de vida das crianças;
O tratamento que se dá aos idosos. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitoshumanos e da cidadania.
3-As condições de vidas das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro, por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas.
4- basicamente ao contrario de tudo o que diz nas duas declaraçoes porque na maioria dos países a realidade é completamente outra as pessoa nao tem direito a uma boa educaçao a segunrança de verdade ou até mesmo um bom tratamento medico e apenas as pessoa que podem pagar por isso tem o direito de desfrutar dessas coisas que nas declaraçoes deveria ser direitos de todos.
5-significa o direito de se expressar com liberdade e ter uma vida honesta e digna...
Alunos:Jhonatan nº27
Douglas nº13
Katia nº30
Série:3ºC
"ATIVIDADES DE FILOSOFIA"
Jhonatan vc ponho o grupo de outro trabalho...
ResponderExcluiresse de filosofia..
é :
Douglas Nº13
Katia Nº30
Jhonatan Nº27
Carlos Nº10
Rubens Nº42
Alunos:Jhonatan nº27
ResponderExcluirDouglas nº13
Katia nº30
Rubens nº
Carlos nº10
Série:3ºC
"ATIVIDADES DE FILOSOFIA"
1-
ResponderExcluirSer cidadão é ter direito a vida, a liberdade, a propriedade, a igualdade perante a lei: é em resumo ter direitos civis. É também participar do destino da sociedade...
2- Todos os seres humanos nascem livres e de direitos iguais
ResponderExcluirTodo ser humano tem direito à alimentação, vestuário,habitaçao saneamento basico,etc.
3-
ResponderExcluircada criança abandonada existe um adulto abandonado e a criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar outra criança que também vai der abandonada
1 Cada cidadão é um indivíduo que tem sua consciência de direitos e deveres para participar ativamente de todas as questões da sociedade.
ResponderExcluirA idéia de cidadania ativa é ser alguém que cobra, propor e pressiona o tempo todo. em fim nos cidado~es temos que mostrar direito sobre o nosso poder
2 As condições de vidas das crianças e o tratamento que se dá aos idosos.
Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitoshumanos e da cidadania.
3- Se isso acontecer a sociedade estará negando a crianças as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
4-A declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade.no entanto muitos direitos humanos estão só na teoria, e até hoje há vários casos em que as autoridades não dão certo tipos de suportes para que os direitos sejam necessariamente supridos aos cidadões.
5- Embora a cidadania pode ter varios Sentidos e Expresções para o nosso Grupo significa um termo só "Liderdade de se expressar". A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que goza um indivíduo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração
OBS:
NOME: ROSANE DIAS PINTO
NUMERO: 49
SERIE :3ºC
NOTURNO
Resposta questão 1
ResponderExcluirBom, certamente todos temos direitos e deveres que devemos respeitá-los participando ativamente de todas as questões relacionadas á sociedade, pois assim estamos tendo consciencia de nossa cidadania e do poder que temos e não sabemos usar.
Resposta questão 2
ResponderExcluirOs dois maiores indicadores do grau de indicação de uma cidadania que podemos citar segundo o texto são:
* O tratamento que se da a nossos idosos e
* As condições de vida de nossas crianças.
Complemento questão 2
ResponderExcluirCrianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania.
Resposta questão 3
ResponderExcluirAs condições de vidas das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro, por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contingentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
Resposta questão 4
ResponderExcluirA declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade... AGORA EU PENSO............
Se pelo menos metade do que esta na teoria da Declaração Universal fosse verdade, ou seja, fosse a pratica de uma sociedade ao todo, nosso Brasil não seria como é hoje, com desigualdades,por exemplo, enquanto alguns tem muito outros não tem nada.
Resposta questão 5
ResponderExcluirEmbora a palavra cidadania possa ter vários sentidos, atualmente sua essência é única: significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
Professora este foi nosso trabalho e nossas opiniões sobre o que pensamos a respeito de nossa cidadania nos dias atuais.
ResponderExcluirUma opinião que vamos deixar, é que a senhora poderia continuar blogando conteudos para postarmos nossas opiniões, pois assim saimos um pouco daquelas aulas cansativas e chatas de dentro da sala de aula RsRsRsRs !!! Que tal??
Bruna Santos de Andrade N° 5
Neuza de Andrade
3° ano "C"
Pessoal dentro do tema as respostas estão boas,algumas estão com opiniões próprias mas essa é a chave da situação, levar os alunos a reflexão, quanto seu papael social.
ResponderExcluirNotas
Douglas-9,0
Kátia- 9,0
Carlos-9,0
Jhonatan-9,0
Rubens-9,0
Rosaneide-8,0
Rosane- 8,5
Bruna Santos-
Neuza-8,0
Existem tantas coisas chatas em nossas vidas que precisamos passar, mas isso é um sinal de superação. rsrrsrsrs
ResponderExcluirAlunos:
ResponderExcluirRodrigo Brandino Puques n° 41
Roberta Junglos da Silva n° 40
Resposta 1)
É um indivíduo que tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente de todas as questões da sociedade é aquele que cobra, propõe e pressiona o tempo todo. Enfim, o cidadão precisa ter consciência de seu poder.
Resposta 2)
As condições de Vida das crianças e o tratamento dado pela sociedade em relação aos idosos.
Resposta 3)
Se a sociedade se conformar com esta situação estará negando a crianças as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania. Também estará contribuindo para para o aumento de crianças nas ruas pois essas crianças que estão agora nas ruas geraram outras também.
Resposta 4)
A Declaração Universal dos Direitos Humanos possue uma boa proposta para a melhora do mundo ou da comunidade em que se vive, porém o que vemos hoje em dia é justamente o inverso dela, onde o mundo está cada vez mais egoista, onde cada um só pensa em si, não pensando nos outros e muito menos em exercer a sua cidadania.
Resposta 5)
Significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
Suas interpretações estão corretas.Parabéns pela postagenm das atividades.
ResponderExcluirNº 8,5
8,5
Oi Rodrigo a Emillene está no seu grupo? O nome dela não consta.
ResponderExcluirprofessora eu tô fazendo o meu agora desculpa tá eu já termino tudo bem
ResponderExcluirBruno Gomes 3º C
questão 1
ResponderExcluirÉ ser alguém que cobra, propõe e pressiona o tempo todo.
questão 2
As condições de vidas das crianças e o tratamento que se dá aos idosos.
questão 3
A sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
questão 4
No mundo inteiro inumeros são os direitos maramente instituídos pela constituição, que por sua vez não agem de forma ativa e real na vida da maioria da populção, há um descaso e falta de amor muito grandes pelo fato que um direito só é valorizado quando causa grande repercução o que dificilmente acontece. Para contrariar tais direitos que "não são lei", basta fazer tudo em baixo dos panos ou a existência do mais abustado e o mais oprimido. Traduzindo hoje o único direito vigente é de não ter direito.
questão 5
significa o direito de viver com dignidade e em liberdade.
Pronto professora tudo resolvido. Fica com Deus e a gente se vê!!!
Há eu esqueci nome: Bruno Gomes de Oliveira nº07 3ºC Eurico Dutra Valeu...
ResponderExcluirOk Estou aguardando
ResponderExcluirObrigada pela postagem, Em relação as questóes 1 e 2 seria interessante um pouco mais de reflexão mas valeu. Nª7,5
ResponderExcluir1-ser cidadão é ter consciência de seus direito e deveres e participa ativamente de todos as questões sociais.
ResponderExcluir2. Um grande indicador de grau de cidadania da sociedade é o tratamento que se dá aos idosos. Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitos humanos e da cidadania.
ResponderExcluir3-se acaso isso ocorra o mundo estaria fechando os olhos para uma realidade de um futuro cruel ,porque por traz de uma criança de rua esta um adulto morador de rua que dara vida á outras crianças que cresceram em um mundo onde são descriminadas por nao ter onde morar e nao poder freqüentar uma escola ou ter direito a um tratamento médico bom com isso esse problema da sociedade nunca deixara de existir.
ResponderExcluir4-A declaração Universal dos direitos humanos trouxe a esperança de um mundo mais cheio de paz, de justiça, liberdade e prosperidade,e muitos direitos humanos.
ResponderExcluir5-A cidadania é o conjunto dos direitos politicos e socias ao qual o cidadão tem e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar ou concorrer a cargos públicos.
ResponderExcluirNomes: Ricardo Durães Nº39
ResponderExcluirAlessandra Kaetano Nº01
meio atrasado mais ta ai Prof :D
atrasadoooo. mas tudo bem Nª 7,0
ResponderExcluir1)Respostinha... Deve participar das decisões,cobrar atitudes de seus governantes.
ResponderExcluir2)Respostinha...2As condições de vidas das crianças e o tratamento que se dá aos idosos.
Crianças e idosos são os dois extremos frágeis da sociedade. Toda a sociedade que não respeita suas crianças e seus idosos é incapaz de atender aos princípios mínimos dos direitoshumanos e da cidadania.
3)Respostinha:3:As condições de vidas das crianças podem indicar o nível de desenvolvimento de um país e permitem fazer projeções de como será sua situação no futuro, por trás de cada criança abandonada existe pelo menos um adulto abandonado; essa criança que hoje vive nas ruas provavelmente irá gerar, quando adulta, outras crianças abandonadas. Ao aceitar passivamente enormes contingentes de crianças de rua, a sociedade está negando a essas pessoas as condições básicas de vida e mostrando o lado mais cruel da ausência de cidadania.
4)Ops..Resposta!!A Declaração Universal dos Diretos Humanos tem como meta a o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis a liberdade, da justiça e da paz no mundo,
se esforça, através do ensino e da educação, para promover o respeito a esses direitos e liberdades.
INFELIZMENTE,muitos direitos estão só no papel,porque hoje em dia ainda tem caso como o suporte na educaçao não ocorrer, ou as autoridades não darem suporte para que os direitos dos cidadões sejam devidamente supridos.É o caso daqueles que não tem dinheiro e por causa disso não conseguem estudar.
5)5A cidadania é o conjunto dos direitos políticos de que faz de um individuo e que lhe permitem intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo discreto direto ou indireto na formação do governo e na sua administração. seja ao concorrer qualquer cargo público, ignifica o direito de se expressar com liberdade e ter uma vida honesta e digna.
Professorinha Linda, Demorei postar as questões mais estão todas ai.. Mil BjinhoOos e desculpa pela demora tah..♥
ResponderExcluirOi tudo bem. Só não será avaliado de 0 a 10 querida.
ResponderExcluirNº7,0