USO DE TOUCH SCREEN - TUDO NA PONTA DOS DEDOS
PROFESSORA: LOURDES GABRIELA PREVEDEL
3º ANO DO ENSINO MÉDIO
ESCOLA ESTADUAL EURICO G. DUTRA -NAVIRAI - MS
Estrutura Curricular Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular
Tema Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Discutir sobre os aparelhos de comunicação, interatividade e tecnologia e como estes aparelhos funcionam, qual o tipo de energia envolvida nos seus processos.
Duração das atividades
3 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Um dos maiores problemas da interação homem-computador diz respeito à transmissão de dados. Como comunicar à máquina o que queremos? Durante muito tempo, desde sua invenção nos anos 1940, o teclado cumpriu essa função, mas com limitações. Na década de 1980, o mouse entrou no circuito (mais de dez anos após seu advento). Hoje, é impensável descartá-lo, embora os sistemas com monitores sensíveis ao toque ameacem esse domínio. A evolução tecnológica divulgada nas páginas de VEJA dá o mote para você examinar com os estudantes o funcionamento dos tipos de touch screen e, ao mesmo tempo, reforçar os conhecimentos acerca de eletricidade.
Estratégias e recursos da aula
Atividades:
1ª aula Os alunos serão questionados sobre os recursos que utilizam para se comunicar uns com os outros, tais como fala, escrita (e-mail, MSN, cartas, bilhetes, recados etc.), além das linguagens corporal e de sinais. Verificando, então, os meios que empregam para interagir com aparelhos - TV, iPod, telefones fixos, celulares, computadores etc. Depois da colocação deles será destacado que a comunicação por intermédio desses equipamentos em geral exige instrumentos (periféricos) específicos - é o caso dos botões de controle, teclados e mouses. Em seguida, será sugerido a que todos procurem imaginar como seria o mundo da informática sem o mouse. Que operações seriam impraticáveis na ausência desse periférico? Eles podem desenhar ou escrever. Será comentado como eram manipulados antigamente os aparelhos de rádio, televisão e telefone, com seus controles analógicos do tipo disco ou botão. Vale aí fazer uma referência aos capacitores e potenciômetros usados para tais funções. No caso da TV, por exemplo, o disco seletor de canais foi substituído pelo controle remoto. Discuta como essas inovações tecnológicas alteraram nosso estilo de vida. Os alunos serão incentivados a descobrir se teclados e mouses são sistemas mecânicos, térmicos, óticos ou de algum outro tipo. As equipes devem descrever por escrito e/ou desenhar como imaginam o funcionamento desses dispositivos. Pergunte quais são as formas de energia envolvidas no processo que tem início com o usuário pressionando a tecla A e termina com o surgimento da letra A na tela do computador. Proponha ainda que os grupos identifiquem problemas comuns apresentados por esses periféricos. Então, socialize as discussões dos grupos. Saliente que, basicamente, o teclado transforma energia mecânica em eletromagnética - que, por sua vez, é convertida pela tela em energia luminosa. Por serem mecânicos, os teclados danificam-se facilmente e têm seus símbolos de identificação apagados com o uso. Além disso, são difíceis de limpar, o que pode gerar problemas de saúde quando utilizados por muita gente. O mouse, cuja grande maioria de modelos ainda é mecânica, traz desvantagens similares. Explique que a tecnologia touch screen será o tema da aula seguinte.
2ª aula – Retome o assunto, salientando os pontos positivos e negativos dos teclados. Encarregue a turma de apresentar propostas para torná-los melhores ou substituí-los por outro tipo de dispositivo. Aí, a sala será dividida a para a leitura da reportagem. Oriente os grupos a relacionar o conteúdo do texto com as discussões da aula anterior e as soluções apontadas por eles, destacando semelhanças e diferenças. Quais as vantagens das telas sensíveis ao toque sobre teclados e mouses? E as desvantagens? Que tecnologia a moçada prefere? Por quê? Recomende a elaboração coletiva de uma lista com pelo menos cinco sistemas, aparelhos ou instrumentos com touch screen e que sejam conhecidos por todos. Conclua a aula reorganizando os estudantes num grande círculo, partilhando os resultados e discutindo se o desenvolvimento dessa tecnologia é derivado de uma necessidade social, de um problema concreto e/ou se ela acaba gerando demandas e dificuldades até então inéditas.
3ª aula – Organize novos grupos e dê a eles a incumbência de entrar no blog www.fisicandonoblog.blogspot.com os alunos irão fazer a leitura da postagem TECNOLOGIA NA PONTA DOS DEDOS, nesta postagem existem 4 questões sobre o tema, os alunos devem ler o texto, ver um vídeo linkado a postagem e responder as 4 questões dentro dos comentários.
Recursos Complementares
- VOCÊ PODE UTILIZAR O DATA SHOW PARA AS EXPLICAÇÕES DAS 1ªS AULAS, DEPOIS PODE UTILIZAR O BLOG www.fisicandonoblog.blogspot.com
Avaliação
Avaliação: Os alunos serão avaliados pela sua participação e atenção durante o desenvolvimento das atividades, bem como nas postagens das questões propostas pelo blog
"Consulte não a seus medos mas a suas esperanças e sonhos. Pense não sobre suas frustrações, mas sobre seu potencial não usado. Preocupe-se não com o que você tentou e falhou, mas com aquilo que ainda é possível a você fazer." (Papa João XXIII)
Quem sou eu

- Profª Gabriela
- Sou Professora de física e química e Professora da sala de tecnologia, sou uma pessoa apaixonada no que faço, na educação tudo o que faço é pensando em meus alunos que amo muito é por mim e por eles que dedico este blog tem tem me ajudado muito em diversas formas de avaliação.
ENTAO NE COMO SABEREMOS SE ESTA CARREGADO?
ResponderExcluir