Quem sou eu

Minha foto
Sou Professora de física e química e Professora da sala de tecnologia, sou uma pessoa apaixonada no que faço, na educação tudo o que faço é pensando em meus alunos que amo muito é por mim e por eles que dedico este blog tem tem me ajudado muito em diversas formas de avaliação.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

TRABALHO PARA O 2º ANO LEI DA TERMODINÂMICA


A Acalorada Questão
TERMODINÂMICA

Uma acusação comum entre os Criacionistas é de que a Teoria da Evolução violaria Leis fundamentais da Física, mais especificamente da Termodinâmica. Analisemos o texto de um Criacionista famoso, membro do Institute for Creation Research de Henry Morris, o criador do argumento, e que pode ser recorrentemente encontrado em qualquer site criacionista.
"A teoria da evolução transgride duas leis fundamentais da natureza: a primeira e a segunda Lei da Termodinâmica. A Primeira Lei declara que não importa que mudanças se efetuem, nucleares, químicas ou físicas, a soma total da energia e da matéria (realmente equivalentes) permanece constante. Nada atualmente está sendo criado ou destruído, embora transformações de qualquer espécie possam acontecer. A Segunda Lei declara que cada alteração que acontece tende natural e espontaneamente a sair de um estado ordenado para um estado desordenado, do complexo para o simples, de um estado de energia alta para um estado de energia baixa. A quantidade total de casualidade ou desordem no universo (a entropia é uma medida dessa casualidade) está constante e inevitavelmente aumentando. Qualquer aumento na ordem e complexidade que possa ocorrer, portanto, só poderia ser local e temporária; mas a evolução exige um aumento geral na ordem que se estenda através dos períodos geológicos.(...)
Considerando que o universo, como um relógio, está se deteriorando, é óbvio que ele não existiu eternamente. Mas de acordo com a Primeira Lei, a soma total da energia e matéria prima é sempre uma constante. Como podemos, então, numa pura e simples base natural, explicar a origem da matéria e da energia das quais este universo é composto. A continuidade evolucionária, do cosmos ao homem, é criativa e progressiva, enquanto que a Primeira e a Segunda Lei da Termodinâmica declaram que os processos naturais conhecidos são quantitativamente conservativos e qualitativamente degenerativos. Em qualquer caso, sem exceção, quando essas leis foram sujeitas a testes foram comprovadas válidas. Os exponentes da teoria evolucionista ignoram assim o observável a fim de aceitar o inobservável (a origem evolucionista da vida e das principais espécies das coisas vivas)."

Duane T.Gish
Ph.D.
Diretor adjunto do Instituto para Pesquisas sobre a Criação, em San Diego


Esse argumento representa bem a forma como tal questão é proposta pelos criacionistas, antes de analisá-lo porém, vejamos o que é Termodinâmica, quais são suas Leis e principalmente a palavra chave de toda a questão, ENTROPIA. Usarei como base a Enciclopédia Britânica do Brasil.

TERMODINÂMICA

É a parte da Física que estuda o comportamento e as transformações de Energia que ocorrem na natureza. Mais especificamente, estuda as relações de Equilíbrio entre estados energéticos, cujas principais fontes de manifestação são o CALOR e o MOVIMENTO.
Energia, é puramente o potencial de um corpo em produzir alguma ação, Trabalho.
A Termodinâmica determina basicamente 3 Leis, ou Princípios, Fundamentais.

1 - PRINCÍPIO DE CONSERVAÇÃO DE MASSA E ENERGIA
Vulgarmente conhecido pela máxima: "NADA SE CRIA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA." Diz respeito ao fato de que a Energia não pode ser criada ou destruída, mas sim convertida de uma forma para outra. Obviamente o conceito também é válido para a Matéria, justificando a frase popularmente conhecida como Lei de Lavoisier.
De forma mais elaborada, diz que na transformação de Calor em Trabalho e vice-versa, as quantidades inicial e final de Calor e Trabalho são equivalentes, e que a soma total do potencial energético de um Sistema Fechado é a mesma antes e depois de uma transformação.
Sistema Fechado é um que não sofre interferência externa, não perdendo nem ganhando energia para o exterior.
Como exemplo de um sistema aberto podemos citar o hábito de esfregar as mãos para aquecê-las. O movimento é Energia Cinética, que sofre reação do atrito entre as mãos. Essa energia de movimento retirada pelo atrito é convertida em Calor.
Deve-se tomar cuidado ao tentar observar esse fenômeno no dia a dia, pois TODAS as transformações cotidianas envolvem sistemas abertos, onde não é possível verificar a totalidade de energia convertida devido a esta se espalhar para diversos outros meios inclusive o Ar.

2 - PRINCÍPIO DE DEGRADAÇÃO DE ENERGIA
Vulgarmente chamado de Lei de Entropia, afirma que embora seja possível transformar Totalmente qualquer tipo de energia em Calor, não é possível transformar Calor Totalmente em qualquer outra forma de energia, pois parte dela volta a ser Calor.
Todas as formas de energia tendem a se converter em Calor, que é um estado de vibração molecular da matéria, e também é a forma mais degradada de energia. Esse estado de movimento das partículas é totalmente desordenado, sendo chamado de ENTROPIA.
Sendo assim num sistema fechado, a tendência geral da desordem molecular, Entropia, não pode diminuir. Embora tal possa ocorrer em partes do sistema. Ou seja, num SISTEMA FECHADO, a Entropia que caracteriza o Calor não pode diminuir, e sim manter-se constante ou aumentar devido a outras formas de energia se transformarem em Calor.

3 - Terceiro Princípio, do "REPOUSO ABSOLUTO"
Propõe que na temperatura de ZERO ABSOLUTO, 0 Kelvin, que equivale a cerca de -273 ºCentígrados no sistema Celsius, o estado de agitação molecular, a Entropia, tende a Zero. Esse princípio é útil para estabelecer fórmulas que permitam cálculos termodinâmicos, definindo um parâmetro que permite a medição da Entropia de um sistema.
Vale lembrar que não se verifica essa temperatura na natureza e jamais se conseguiu atingi-la em laboratório.
________________________________________
A simples leitura destas Leis, sem distorções, já abala toda a afirmação do Criacionista citada acima, embora esta sem dúvida impressione uma pessoa desavisada.
Agora vamos destacar alguns trechos da afirmação do Dr. Duane T. Gish.
"A teoria da evolução transgride duas leis fundamentais da natureza: a primeira e a segunda Lei da Termodinâmica.
Vejamos. E lembremos que esta afirmação parte de um Criacionista.
...APrimeira Lei declara que não importa que mudanças se efetuem, nucleares, químicas ou físicas, a soma total da energia e da matéria (realmente equivalentes) permanece constante . Nada atualmente está sendo CRIADO ou destruído, embora transformações de qualquer espécie possam acontecer.
Observe bem e pense. A Primeira Lei, Princípio, em sua forma mais simples afirma que NADA, nem Energia nem Matéria, pode ser Criada, apenas transformada. Evolução evidentemente é transformação.
A Teoria da Evolução propõe que a vida na Terra evolui progressivamente através de diversos recursos, inclusive mutações, que são transformações. Ela não propõe que estejam sendo criadas matéria e energia continuamente no Universo, mas apenas que esta matéria e energia estão se transformando em formas mais complexas, mais elaboradas, assim como água, areia, madeira e metal podem se tornar uma casa.
Sendo assim, onde a Teoria da Evolução entra em conflito com a Primeira Lei?!?!
Mas o mais impressionante é que essa afirmação vem de um CRIACIONISTA, que propõe que a Terra foi CRIADA por Deus a partir do NADA!!!
Ou seja, propõe que toda a Matéria e Energia do Universo foram CRIADAS!!! E este autor utiliza um estratégico atualmente para justificar o fato de que talvez tal Lei não se aplique aos "momentos" da CRIAÇÃO.
Afinal entre o Criacionismo e o Evolucionismo, quem viola a Primeira Lei?!
A Teoria da Evolução não aborda diretamente a Criação do Universo. Isso é feito pela Teoria do BIG BANG, também sob ataque de Criacionistas. E o que a Teoria do Big Bang faz é afirmar que a matéria sempre existiu, ainda que totalmente condensada num único Super Átomo. O que havia antes do Big Bang não é objeto de estudo da Ciência.
A proposta Criacionista viola inevitavelmente a Primeira Lei, ainda que num momento singular do passado, ao propor a "Criação" do Universo. Mesmo que Deus tivesse criado o mundo a partir de alguma matéria primitiva, o que não tem base bíblica, Ele teria promovido uma transformação excessivamente radical, ao construir o mundo em 6 dias, e ao criar o Homem diretamente a partir do barro e os animais de alguma outra coisa. Transformações termodinamicamente absurdas.
...A Segunda Lei declara que cada alteração que acontece tende natural e espontaneamente a sair de um estado ordenado para um estado desordenado , do complexo para o simples, de um estado de energia alta para um estado de energia baixa.
Basta um simples leitura sobre a Segunda Lei para perceber que essa afirmação está errada. A Segunda Lei se refere apenas a um estado relacionado ao Calor, não dizendo nada sobre outras formas de complexidade, muito menos sobre a complexidade organizacional biológica ou sobre a ordem global de um sistema.
Mas vejamos o porquê desta confusão.
...A quantidade total de casualidade ou desordem no universo (a entropia é uma medida dessa casualidade) está constante e inevitavelmente aumentando. Qualquer aumento na ordem e complexidade que possa ocorrer, portanto, só poderia ser local e temporária; mas a evolução exige um aumento geral na ordem que se estenda através dos períodos geológicos.(...)
Ao me deparar com o nível de incoerência desta frase, fico pensando se o título de PhD do Dr. Duane não significa alguma outra coisa que não Philosofic Doctor. A Segunda Lei não se refere a casualidade ou ordem de qualquer outra coisa que não seja o estado de vibração molecular, ela não se relaciona a organização das Galáxias, Sistemas Estelares, ecossistemas ou arquitetura orgânica.
Além do mais, mesmo que se referisse, a maior organização de nosso planeta, sistema estelar ou das galáxias poderia muito bem ser local e temporária, uma vez que o Universo é imensuravelmente maior.
Mas como podemos ver, toda a Confusão está contida na confusa palavra ENTROPIA.
Vejamos seu significado.
Entropia. [Do gr. entropé, ‘volta’, + -ia.] S. f. Fís.
Função termodinâmica de estado, associada à organização espacial e energética das partículas de um sistema, e cuja variação, numa transformação deste sistema, é medida pela integral do quociente da quantidade infinitesimal do calor trocado reversivelmente entre o sistema e o exterior pela temperatura absoluta do sistema.
NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA, Editora NOVA FRONTEIRA.

entropia, s. f. Fís. Quantidade de energia de um sistema, que não pode ser convertida em trabalho mecânico sem comunicação de calor a algum outro corpo, ou sem alteração de volume. A entropia aumenta em todos os processos irreversíveis e fica constante em todos os processos reversíveis.
DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LÍNGUA PORTUGUESA - ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA DO BRASIL
Imaginemos nosso Sistema FECHADO, que não troca energia com o meio externo. Uma caixa de ar com um palito de fósforo. O ar está a uma certa temperatura, e possui então um certo nível de Entropia, que é o estado de agitação molecular das partículas do ar.
___________________________________


Riscando o palito, a pólvora, que possui energia química, entra em combustão devido a fricção causada pela energia cinética, movimento. Consideremos as paredes internas como ásperas. (Obs: palitos de "fósforo" caseiros não possuem o elemento químico Fósforo (P) verdadeiro, apenas pólvora seca.
______________________________________________
A Entropia em torno do palito em chamas é maior que a do restante do sistema, assim como o calor. Energia cinética e energia química foram convertidas na forma mais degradada de energia. Esse processo é irreversível, não se pode transformar o calor de volta em pólvora .
_________________________________________________

Mas com o tempo o sistema vai se equilibrando, o maior calor e entropia em torno das chamas se espalha. O palito se apaga e as temperaturas antes diferentes vão se misturando. O mais importante é que se trata de um sistema FECHADO! Caso contrário ele perderia esse calor para o meio externo.

_________________________________________________


Como a Primeira Lei impede que a energia se perca, a temperatura final do sistema será maior que a inicial, e também a Entropia, que a Segunda Lei impede que diminua. Agora o sistema tem menos potencial de transformação do que antes, é menos ordenado, é mais Entrópico.
__________________________________
Porém essa situação é hipotética. NÃO EXISTEM Sistemas Fechados na natureza, nem mesmo em laboratórios! Sempre há troca para o meio externo, o que permite que a Entropia dentro do sistema possa diminuir. Sendo assim, para quê uma Lei que não funciona na realidade? Porque ela é útil para estabelecer um parâmetro para cálculos, assim como a Terceira Lei, que determina que em certas condições a entropia de um sistema poderia ser Zero, embora isso também não se verifique na natureza
Entropia e Calor não são sinônimos, e nem exatamente aumentam em proporção direta. Se por exemplo aumentássemos o volume do sistema reduzindo a pressão, a temperatura cairia, mas o sistema continua sendo considerado mais Entrópico que no estado inicial mesmo que a temperatura fosse menor, pois Entropia é um medida de reversibilidade da transformação. Diz apenas que neste atual sistema, produzir outra forma de energia que não calor "é menos possível" que no estado inicial. Ou seja, Entropia é a quantidade de energia calorífica que não pode mais ser convertida em outra forma de energia. É uma medida do nível de Irreversibilidade.

Nem mesmo toda a Terra é um sistema fechado. Ela recebe energia do Sol, de raios cósmicos e até matéria na forma de meteoros. Também perde calor e gases para o espaço, e recentemente até matéria sólida, ao mandarmos naves espaciais para fora.
Portanto a alegação dos Criacionistas de que a Evolução viola a Segunda Lei é ABSOLUTAMENTE ERRADA! Primeiro por que a TERRA NÃO É UM SISTEMA FECHADO, e segundo por que ENTROPIA nada tem haver com COMPLEXIDADE DE SISTEMAS, com CASUALIDADE em geral ou com ORGANIZAÇÃO que não seja a nível de partículas.
Alguns Criacionistas afirmam que por receber do Sol apenas Calor, a forma mais desordenada de energia, não poderia haver aumento de complexidade no planeta. Porém a Terra não recebe apenas Calor, mas também LUZ, o que não é a mesma coisa, assim como Raios Ultravioletas, Prótons livres que sustentam toda a cadeia Carbônica da Terra e diversas outras frequências de radiação não só do Sol.
Além disso, ela não recebe esse calor por igual, algumas partes recebem mais que outras o que por si só já gera situações distintas em diferentes áreas do planeta.
Pior! Mesmo que a Terra fosse um sistema fechado, ela poderia sim desenvolver áreas isoladas onde a Entropia diminuísse em relação a outras, como o centro do planeta por exemplo, que é a parte mais quente.
Há bilhões de anos atrás a temperatura do planeta era muito maior, grande parte desse calor foi convertido em outras formas de energia, mas não todo é claro, pois é isso que proíbe a Segunda Lei, e parte do calor se perdeu para o espaço.
Enquanto os Criacionistas tentam deturpar a Evolução e as Leis da Termodinâmica, dado ao nível de estabelecimento da Teoria da Evolução e da dificuldade de interpretação da Segunda Lei, acho mais fácil que a Segunda Lei é que venha a ser reformulada do que ela derrubar a Teoria da Evolução, sonho dourado dos Criacionistas.

CONCLUSÃO
A TEORIA DA EVOLUÇÃO NÃO VIOLA E JAMAIS VIOLOU QUALQUER LEI DA FÍSICA, MUITO MENOS AS DA TERMODINÂMICA.
O CRIACIONISMO É QUE VIOLA DIRETAMENTE A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA, E QUASE TODAS AS OUTRAS LEIS DA NATUREZA.
CONSIDERAR QUE A EVOLUÇÃO VIOLA LEIS DA NATUREZA SÓ É POSSÍVEL A PESSOAS QUE NÃO TEM CONHECIMENTO SOBRE EVOLUÇÃO OU SOBRE TAIS LEIS. ISSO É COMPREENSÍVEL POR PARTE DE LEIGOS MAS JAMAIS POR PARTE DE CIENTISTAS.
O DOUTOR DUANE T. GISH, PHD EM BIOQUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE BERKELEY E CRISTÃO BATISTA FUNDAMENTALISTA, OU NADA ENTENDE SOBRE TERMODINÁMICA E/OU ESTÁ BRINCANDO, INDEPENDENTE DE SEU TÍTULO, TENDO UMA BOA VOCAÇÃO PARA A COMÉDIA.
SINTO MUITO!

Entretanto é compreensível alguma confusão. O termo Entropia vem sendo desentendido desde que as Leis da Termodinâmica foram descobertas. Se extrapolarmos muito o significado de Entropia podemos sim compará-la a qualquer outro tipo de ordem e desordem, mas perde-se o pleno apoio da Termodinâmica. E mesmo que não ocorresse, a acusação dos Criacionistas sempre irá esbarrar no intransponível obstáculo de que nem a Terra , nem o Sistema Solar, nem mesmo a Via-láctea inteira, pode ser considerada um sistema fechado. O único sistema fechado seria todo Universo, e mesmo isso é duvidoso, principalmente se este for Infinito.
Há ainda uma outra ardilosa manobra dos Criacionistas para atacar não e exatamente a Teoria da Evolução, mas as da origem do Universo. Trata-se de jogar as Leis da Termodinâmica umas contra as outras. Uma observação notável por sinal.
O Primeiro Princípio declara indiretamente que a matéria e energia do Universo sempre existiram e sempre existirão, afinal nada pode ser criado ou destruído. Portanto, o Universo seria Eterno.
Por outro lado a Segunda Lei declara que, se sendo o Universo um sistema fechado, estaria em irreversível aumento de Entropia. O que o levaria à morte térmica. Portanto a Entropia inicial do Universo deveria ser Mínima, apesar do Calor ser Máximo.
Todavia a Terceira Lei coloca que a Entropia Mínima só é possível numa Temperatura Mínima.
De fato esse questionamento é, filosoficamente, válido. E eu e vários filósofos concordamos plenamente com a existência de uma intervenção externa ao Universo conhecido. É uma pena que ao invés de considerar várias possibilidades para essa Entidade externa, como um Supra-Universo, uma Consciência impessoal, uma outra dimensão física, um Deus Panteísta ou mesmo um Deus Monoteísta numa visão teológica mais abrangente, a maioria dos Criacionistas irá levar tal raciocínio inevitavelmente em direção ao Jeová Bíblico e suas exigências de sacrifícios de animais e ameaças de punição eterna.
Esse argumento é inclusive usado pelos Criacionistas para atacar a Teoria do Big Bang.
Simples falta de melhor conhecimento. De acordo com o modelo do Big Bang, no princípio o Universo encontrava-se totalmente concentrado num Hiper-Átomo, num momento chamado Singularidade. Se a Segunda Lei exige que a Entropia do Universo nunca diminua, seria um momento de Entropia Zero? Apesar de todo o Calor concentrado em um só ponto a um nível máximo? Violando agora o Terceiro Princípio?
Nada disso.
Não havia espaço nem tempo até que subitamente o Universo começou a se expandir. Como toda a física se baseia na natureza observável no Espaço-Tempo, antes do Big Bang portanto, não existiam Leis da Termodinâmica ou quaisquer outras Leis.
Elas só passaram a valer após a Grande Explosão
Marcus Valério XR
AGORA É COM VOCÊ:
Depois ler o texto discuta com seu grupo de estudo e responda com suas palavras, procure ser sucinto :
1- Explique resumidamente as 3 leis das termodinâmica.
2- Dentre as 3 leis qualç você achou mais interessante? explique porque.
3- No seu ponto de vista qual das três leis é a mais verdadeira? Explique.
4- Sobre a fala do Ph.D Duane T. Gish, onde ele diz que a Teoria da Evolucão viola as leis da Física, especificamenta as Leis da termodinâmica, onde ele por ter errado ou acertado de seu argumento sobre o que o Pós Doutor disse sobre isso, para ler todo o texto de Duane clique aqui http://www.evo.bio.br/layout/Duane(OD).html.

50 comentários:

  1. prof aki é iara olha eu respondi as questoes mas no meu caderno
    i fiquei sem entender>>>??
    eu posto as resposta aki nos comentario???

    ResponderExcluir
  2. ELAINE ALVES E DHONE26 de agosto de 2010 às 05:53

    A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICAS

    A PRIMEIRA LEI DECLARA QUE NÃO IMPORTA QUE MUDANÇAS SE EFETUEM,NUCLEARES,QUIMICAS OU FISICAS A SOMA TOTAL DA ENERGIA DA MATERIA REALMENTE EQUIVALENTE , PERMANE-SE CONSTANTE

    ResponderExcluir
  3. ELAINE ALVES E DHONE26 de agosto de 2010 às 06:08

    AIDA NA PRIMEIRA LEI..¨DIZ QUE NADA SE CRIA NADA SE PERDE TUDO SE TRANSFORMA¨ DIZ RESPEITO QUE A ENRGIA NÃO PODE SER CRIADA E DESTRUIDA E SIM CONVERTIDA DE UMA FORMA PARA OUTRA.
    AS QUANTIDADES DE CARLOR FINAL E INICIAL E TRABALHO.

    ResponderExcluir
  4. elaine alves e dhone26 de agosto de 2010 às 06:32

    SEGUNDA LEI DA TERMODINÃMICA

    A SEGUNDA LEI DECLARA QUE CAADA ALTERA~ÇÂO QUE ACONTECE TENDE NATURAL E ESPONTUNEAMENTE A SAIR DE UM ESTADO ORDENADO PARA UM ESTADO DESORDENADO DO COMPLEXO PARA SIMPLES Da um estado de energia alta para um estado de energia baixa vulgamente chamado lei de entropeia,afirmaque embora seja possivel transformar totalmente qualuer tipo de energia em calor, não e possivel transforma calor totalmente em qualquer outra forma de energia pois parte dela ser calor

    ResponderExcluir
  5. elaine alves e dhone26 de agosto de 2010 às 06:39

    TERCEIRA LEI DA TERMODINÂMICA

    A Terceira lei da termodinãmica idealizada sistemas cuja intropeia tende a um valor minimo ou mesmo zero.

    ResponderExcluir
  6. elaine alves e dhone26 de agosto de 2010 às 07:08

    Q:2

    EU ACHEI MAIS INTERESSANTE A PRIMEIRA LEI

    ´"Na Natureza nada se cria na se perde tudo se transforma" Significa que nada desaparece e que nada aparece de nada pois esta tudo em constante tranfromaçao.pois o homen modifica ele não cria e não deixa perder somente a tranforma.

    ResponderExcluir
  7. elaine alves e dhone26 de agosto de 2010 às 07:20

    prof:eu enverti a questâo a 2 e 3 desculpa..


    aqui eu vou responde a questâo de numero 2

    q:2

    no meu ponto de vista eu acho a mesma coisa que o homen na natureza hoje nada se cria nada se perde tudo de se transforma pois hoje o mundo anda em modificações deus fez de um geito não foi o homem que criou deus deu tudo feito.. mais o homen não deixa perder tudo ele transforma.o mundo vive transformaçôes

    ResponderExcluir
  8. SIM IARA AS QUESTÕES DEVEM SER POSTADAS AK NO BLOG COMO VC FEZ OK? NÃO VOU PEGAR AS RESOLUÇÕES NO CADERNO

    ResponderExcluir
  9. elaine alves e dhone26 de agosto de 2010 às 07:56

    Há a teoria de que todas as coisas vivas surgiram através de um processo evolutivo, mecânico e natural, a partir de uma única fonte, que surgiu através de um processo semelhante a partir de um mundo morto, inorgânico. Essa hipótese evolucionária generalizada geralmente é apresentada como um fato científico estabelecido nos livros de ciência. Todas as evidências que podem ser apresentadas em favor dessa teoria são extensamente discutidas nos nossos livros, e geralmente se declara que todos os biólogos competentes aceitam a teoria da evolução.

    ResponderExcluir
  10. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:15

    Q:1 NA 1ºLEI RESUMIDAMENTE EM TODO TIPO DE SISTEMA NÃO EXISTE PERDA DE ENERGIA , TODA ENERGIA É TRANSFORMADA EM OUTRAS COISAS COMO TRABALHO OU CALOR UM EX: SIMPLISMENTE O ATO DE ANDAR, A ENERGIA ACUMULADA DENTRO DO CORPO HUMANO É UTILIZADA PELAS PERNAS CAUSANDO ATRITO CONTRA O SOLO.

    ResponderExcluir
  11. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:20

    Q;1 2ºLEI DIZ UMA VEZ QUE EXISTE CONVERSÃO DE ENERGIA E, CALOR NÃO É POSSIVEL TRANSFORMAR O CALOR TOTALMENTE EM ENERGIA.

    ResponderExcluir
  12. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:23

    Q;1 3º LEI O REPULSO ABSOLUTO INDICA O LIMITE TEORICO DO REPULSO ABSOLUTO DAS MOLÉCULAS.

    ResponderExcluir
  13. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:28

    Q;2 A LEI QUE EU ACHEI MAIS INTERESSANTE FOI A 1º POIS NELA FALA SOBRE A TEORIA NADA SE CRIA ,NADA SE PERDE TUDO SE TRASNFORMA ESTÁ FRASE TEM UM SENTIDO MUITO FORTE VE , VERDADEIRO NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS POIS TODA ENERGIA TRANSFORMADA EM OUTRAS COISAS COMO JÁ CITEI NO EX; DA QUESTÃO Nº1 A LOCOMOÇÃO QUANDO UMA PESSOA ESTA EM MOVIMENTO ENTRE OUTRAS COISAS QUE POSSAM ESTAR RELACIONADAS AO CALOR E A ENERGIA.

    ResponderExcluir
  14. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:36

    Q;3 PARTICULARMENTE EU CONSIDERO BEM VERDADEIRA A 1º LEI POIS ELA NOS DISPOEM DE COISAS QUE PASSAMOS E FAZEMOS EM NOSSO DIA-A-DIA E QUE AS VEZES NEM SABEMOS ALGO A MAIS SOBRE ISSO ,AS VEZES TEM PESSOAS QUE SABE MAS É BEM MELHOR TER ENTERESSE EM SE APROFUNDAR E QUERER SABER MAIS POIS, AS VEZES DE UM SIMPLES FATO QUE FAZEMOS PODE ESTAR OCORRENDO VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E QUE NEM DAMOS CONTA DISSO, E A TOTALIDADE DE ENERGIA PODE ESTAR CONVERTIDA E SE ESPALHAR POR VÁRIOS OUTROS MEIOS DE DENTRE ELES, O ''AR''.

    ResponderExcluir
  15. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:41

    Q;3 PARTICULARMENTE EU CONSIDERO BEM VERDADEIRA A 1º LEI POIS ELA NOS DISPOEM DE COISAS QUE PASSAMOS E FAZEMOS EM NOSSO DIA-A-DIA E QUE AS VEZES NEM SABEMOS ALGO A MAIS SOBRE ISSO ,AS VEZES TEM PESSOAS QUE SABE MAS É BEM MELHOR TER ENTERESSE EM SE APROFUNDAR E QUERER SABER MAIS POIS, AS VEZES DE UM SIMPLES FATO QUE FAZEMOS PODE ESTAR OCORRENDO VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES E QUE NEM DAMOS CONTA DISSO, E A TOTALIDADE DE ENERGIA PODE ESTAR CONVERTIDA E SE ESPALHAR POR VÁRIOS OUTROS MEIOS DE DENTRE ELES, O ''AR''.

    ResponderExcluir
  16. JEANE DE ALMEIDA FEITOSA Nº24 2º ANO C26 de agosto de 2010 às 15:42

    PROFESSORA A ULTIMA QUESTAO EU POSTEI NUMERO 3 MAS É A 4º...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. ALUNOS:
    EWERTON DUARTE
    THAYLA FIALHO

    2º ANO C.




    Questão 1:

    1ª Lei da Termodinâmica diz:

    Não importa as mudança que aconteçam, essas mudança podem ser tanto,químicas físicas ou até mesmo nucleares . A soma final da energia exata da matéria será igual e permanece constante. Frase mais conhecida dessa lei: “Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma”, pelo que entendi , diz a respeito de que a energia é algo que não pode ser criada e nem destruída, porem pode ser transformada assim variando sua forma.

    2ª Lei da Termodinâmica diz:

    Que cada modificação que houver naturalmente e espontaneamente, sairá de um estado organizado e passará para um estado desorganizado, assim passando do complexo para o simples sempre se opondo de estado, assim foi chamado de “Lei de Entropeia”, a qual diz:
    “Mesmo que seja possível transformar totalmente qualquer tipo de energia em calor, não e possível transforma calor totalmente em qualquer outra forma de energia pois parte dela será calor.

    3ª Lei da Termodinâmica prega:

    A idealização de sistemas cuja Entropeia tende a um valor mínimo ou mesmo zero.




    Questão 2:

    Em nossa opinião é a 1ª Lei, pois diz “ na natureza nada se cria nada se perde, tudo se transforma” , isso é algo muito interessante, pois se observarmos a fundo vemos que na realidade é isso mesmo, sendo assim notamos que é uma teoria muito clara ao contrário de muitas outras que nós não entendemos.




    Questão 3:

    Como já dissemos a 2ª, pois é a mais clara de todas, então não acho necessário responde - lá daquela mesma forma, pois acho que tu já entendeu.

    OK?





    Questão 4:

    Na nossa opinião essas teorias fazem todo o sentido, pois os serem evoluem freqüentemente, tanto no dia a dia quanto no passar dos anos, quanto cito a opinião evoluir, não digo somente fisicamente, mas também mentalmente, o ser humano está ficando mais adaptado com situações cada vez mais difíceis, porem muitas vezes, como diz a própria lei da natureza o mais forte sobrevive, então sendo assim os seres que conseguem ultrapassar esses obstáculos sempre estão em processo evolutivo, tanto mentalmente, como fisicamente.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. IARA CAMARGO N22 ROMARIO DA SILVA
    Q:1 1ºLEI
    R:''NADA SE CRIA NADA SE PERDE TUDO SE TRASFORMA''
    QUANTIDADES DE CALOR SAO SEMPRE EQUIVALENTES,
    A ENERGIA É TRANSFORMADA EM CALOR. EXEMPLO UM ATRITO ENTRE MÃOS.


    R:2ºLEI =DECLARA QUE AENERGIA PODE SER POSSIVEL TRANSFORMADA EM CALOR JA O CALOR NAO É POSSIVEL SE TRANS FORMA EM QUALQUER TIPO DE ENERGIA!É UM ESTADO DE DESORDENADO QUE SE CHAMA ENTROPIA.


    R:3ºlei estabelece que a medida de uma substancia move-se a zero a sua entropia ou comportamento desordenado TAMBEM VAO Á zero.

    ResponderExcluir
  24. iara n22 romario da silva

    a segunda lei nos xamou mais atençao pelo fato de conseguir tranformar energia em calor e ser quase impossivel reverter a situaçao.ou seja como trasformar energia em qualquer tipo de calor e nao se conseguir o mesmo com o calor?por isso me xamou atençao.

    ResponderExcluir
  25. iara e romario da silva

    a primeira lei para nos é mais verdadeira pois realmente
    em um minuto de raciocinio pode se concluir q tudo na verdade se transforma quando se trata das leis da fisica de alguma forma pode se obter uma resposta.

    ResponderExcluir
  26. iara e romario da silva

    ph.D Duane T. Gish diz que A Teoria da Evolução não aborda diretamente a Criação do Universo.
    entao eu acredito que sim faz sentido todas as teorias pelo fato de tudo se trasformar constantemente na natuzera e vida humana porque com forme sao as evoluçoes aumentam, aumentam muitoh a capacidade de utrapassar limetes na fisica.

    ResponderExcluir
  27. Questão 1

    A 1º Lei diz que: não importa que mudanças se efetuem nucleares, quimicas ou fisicas, a soma total da energia e da matéri permanecera constante. Nda pode ser criada apenas transformado.
    A 2º Lei diz que: cada modificação que houver saíra de um estado organizado e passará para um estado desorganizado, passando do complexo para simples sempre se opondo de estado.
    A 3º Lei diz que: a entropia minima so é possivel numa temperatura minima ou seja á zero.

    Questão 2

    A 1º lei pois ela fala a realidade que na natureza nada se cria, tudo se trasforma.

    Questão 3

    A 1º Lei é a mais verdadeira pois nos seres humanos não podemos criar nada na natureza apenas transforma-la.

    Quetão 4

    Há a teoria de que todas as coisas vivas surgiram através de um processo evolutivo, mecânico e natural, a partir de uma única fonte, que surgiu através de um processo semelhante a partir de um mundo morto, inorgânico. Essa hipótese evolucionária generalizada geralmente é apresentada como um fato científico estabelecido nos livros de ciência. Todas as evidências que podem ser apresentadas em favor dessa teoria são extensamente discutidas nos nossos livros, e geralmente se declara que todos os biólogos competentes aceitam a teoria da evolução.

    ResponderExcluir
  28. Larissa Pascoal De Moraes Nº30 2ºC
    1-Primeira Lei:NADA SE CRIA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.Diz respeito ao fato de que a Energia não pode ser criada ou destruída, mas sim convertida de uma forma para outra.
    2-Segunda Lei:afirma que embora seja possível transformar Totalmente qualquer tipo de energia em Calor, não é possível transformar Calor Totalmente em qualquer outra forma de energia, pois parte dela volta a ser Calor.
    3- Terceira Lei:Esse princípio é útil para estabelecer fórmulas que permitam cálculos termodinâmicos, definindo um parâmetro que permite a medição da Entropia de um sistema.

    ResponderExcluir
  29. Eu Gostei mais da primeira lei:NADA SE CRIA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA.Um Exemplo:O Amoor vc Não cria e nem perder um amor vc transforma ele em amizade ou em odio xD

    ResponderExcluir
  30. Q N1=I LEI ESTABELECE A CONSERVAÇAO DA ENERGIA EM QUALQUER
    TRASFORMAÇAO.

    ||LEI=A SEGUNDA LEI QUE AGE COMO SEQUENCIA ESTABELECE CONDIÇOES PARA QUE AS TRANFORMAÇOES POSSAM OCORRER .(ENTROPIA ESTADOS DESORDENADO UMA VIBRAÇAO.

    |||LEI DIZ QUE A ENTROPIA DE QUALQUER SUBSTANCIA TEM UM VALOR MINIMO OU MESMO DE ZERO.

    ResponderExcluir
  31. Ainda Na Premeira lei."NADA SE CRIA NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA."De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra.

    ResponderExcluir
  32. Q=2
    A PRIMEIRA LEI PORQUE A ENERGIA SEMPRE ESTA CONSTANTE MESMO PASSANDO POR TRANSFORMAÇOES.

    ResponderExcluir
  33. A Teoria da Evolução propõe que a vida na Terra evolui progressivamente através de diversos recursos, inclusive mutações, que são transformações. Ela não propõe que estejam sendo criadas matéria e energia continuamente no Universo, mas apenas que esta matéria e energia estão se transformando em formas mais complexas, mais elaboradas, assim como água, areia, madeira e metal podem se tornar uma casa.

    ResponderExcluir
  34. Q=3 A PRIMEIRA LEI TAMBEM PORQUE É COMO SE FALA NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANFORMA .

    ResponderExcluir
  35. ELE DIZ QUE AS COISAS SE CRIA NOS ENTRAMOS NUM ACORDO:DE QUE AS COISAS JA ERAM CRIADAS MAS SENDO QUE COM O TEMPO ELAS SE EVOLUEM COM AS FORÇAS DA NATUREZA.
    E ESTUDOS ELAS ACABAM EVOLUINDO MAIS PELO FATO DE SEREM DESCOBERTOS MUITAS COISA.

    ResponderExcluir
  36. vagner luiz e samara27 de agosto de 2010 às 12:59

    VAGNER LUIZ E SAMARA RESPOSTA DA1
    1-primeira lei da termodinâmica:O balanceamento energética entre as quantidades de energias interna e externa, envolvidas numa transformação termodinâmica, constitui a Primeira lei da termodinâmica.Rudolph Clausius (1822-1888) definiu-a da seguinte maneira:”A energia do universo é constante”.
    Portanto esta primeira lei é a reafirmação do Principio da Conservação de Energia.
    Exemplo:Um gás recebe de uma fonte térmica uma quantidade de calor Q=100 J e utiliza 20 J para a expansão.O restante , 80J,ficou retido no gás como energia interna.
    O balanceamento energético pode ser escrito ,analiticamente: [Q=∆u+T]T=20J ∆u=80J e Q=100J. A expressão anterior representa, analiticamente , a Primeira Lei da Termodinâmica;é valida para qualquer sistema termodinâmico ,apesar de ter sido ilustrada somente para um gás .
    2-segunda lei da termodinâmica: a segunda lei da termodinâmica procura estudar as limitações a que estão sujeitos os processos termodinâmicos ,determinando o sentido em que ocorrem essas transformações , atraves da função ENTROPIA.
    ENTROPIA:quando ocorre uma transformação termodinâmica , uma parte da energia é aproveitada e uma outra é desperdiçada em forma desorganizadda e inútil ,conhecida como energia térmica .A entropia mede a “degradação’’ da energia organizada para uma energia desorganizada.Nos processos naturais (irreversíveis) , a entropia aumenta . Adimitindo-se que o Universo seja um sistema isolado,a entropia do Universo sempre aumenta.A noção de entropia foi criado numa época em que a preocupação dos cientista era estudar as condições através das quais o calor pode ser convertido em trabalho.
    3-terceira lei da termodinâmica: Repouso absoluto
    Propõe que na temperatura de ZERO ABSOLUTO, 0 Kelvin, que equivale a cerca de -273 ºCentígrados no sistema Celsius, o estado de agitação molecular, a Entropia, tende a Zero. Esse princípio é útil para estabelecer fórmulas que permitam cálculos termodinâmicos, definindo um parâmetro que permite a medição da Entropia de um sistema.Essas temperaturas elevada não poder ser “visto’ na natureza ou se quer feito em laboratório .

    RESPOSTA DA 2
    A que chamou a nossa atenção foi a 2 lei da termodinâmica ,que fala sobre a entropia.O que pode ser levado como por exemplo dessa lei é a de uma pedra que caiu no solo, porque ela ao se chocar com o solo a energia cinética se converteu em calor, e em seguida espontaneamente as moléculas q cercam a pedra começam a devolver calor e reconverte-o em energia cinética ,subindo ate atingir a posição inicial.esse e um bom exemplo q podemos citar sobre essa lei.
    RESPOSTA DA 3
    a que achamos a mais importante e a que fala sobre a conservação de massas, dizendo q a energia não pode ser criada ou destruída ,mas podendo a coverte-las
    RESPOTA DA 4
    Concluímos q nada mais e do q na forma da entropia q nada mais e uma função termodinâmica de estado ou em quantidade de sistema energia do sistema.

    ResponderExcluir
  37. FERNANDA E MANOEL:

    1)Explique as três leis da termodinâmica:
    1-Lei da conservação: conhecida pela famosa frase da lei de Lavoisier “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
    Ela diz que na transformação de calor em trabalho e vice-versa, as quantidades inicial e final de calor e trabalho são equivalentes e a soma total do potencial energético de um Sistema Fechado é a mesma antes e depois de uma transformação.

    2-Lei da degradação: ou lei de entropia, diz que seja possível transformar calor não é possível transformar calor totalmente em qualquer outra forma de energia, pois parte dela volta ser calor.

    3-Repouso absoluto: diz que na temperatura O Kelvin ou “zero absoluto”, o estado de agitação molecular tende a zero. Essa lei é útil para estabelecer fórmulas que permitam cálculos termodinâmicos, definindo um parâmetro que a medição da entropia de um sistema.

    2)Qual das leis é mais interessante?
    Percebemos que o interessante não são as leis a seus dizeres em si. E sim o grande debate sobre qual das duas primeiras, de acordo com seus idealizadores, teria originado o universo e a vida biológica.
    Essa discussão entre criacionistas e evolucionistas deixa uma questão que eu acho interessante.

    3)Qual é a mais verdadeira?
    Notamos que a única que não existe controvérsias é sobre e a conservação da massa, dizendo que a energia não pode ser criada ou destruída, mas sim convertida de uma forma para outra.

    4)A confusão está contida na confusa palavra Entropia. Que é, nada mais, nada menos, que uma função termodinâmica de estado e/ou também uma quantidade de energia de um sistema.

    ResponderExcluir
  38. Aline e Carlos Henrique27 de agosto de 2010 às 13:53

    1-Lei da conservação: conhecida pela famosa frase da lei de Lavoisier “na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.
    Ela diz que na transformação de calor em trabalho e vice-versa, as quantidades inicial e final de calor e trabalho são equivalentes e a soma total do potencial energético de um Sistema Fechado é a mesma antes e depois de uma transformação.
    2º Lei da degradação :cada modificação que houver saíra de um estado organizado e passará para um estado desorganizado, passando do complexo para simples sempre se opondo de estado
    3ºLei da termodinâmica: Repouso absoluto
    Propõe que na temperatura de ZERO ABSOLUTO, 0 Kelvin, que equivale a cerca de -273 ºCentígrados no sistema Celsius, o estado de agitação molecular, a Entropia, tende a Zero. Esse princípio é útil para estabelecer fórmulas que permitam cálculos termodinâmicos, definindo um parâmetro que permite a medição da Entropia de um sistema.Essas temperaturas elevada não poder ser “visto’ na natureza ou se quer feito em laboratório.



    2)- A mais interessante é a primeira lei da termodinâmica,por que ela foi a primeira lei e a reafirmação do Principio da Conservação de Energia. E nela nada se perde nada se transforma tudo se cria.


    3)- A primeira para nós é mais verdadeira pq na fisica tudo tem um pq e uma resposta. E tudo q acontece no nosso dia a dia tem a ver com a fisica.

    4)- Essas teorias fazem todo o sentido, pois os serem evoluem freqüentemente, tanto no dia a dia quanto no passar dos anos. nada mais e do q na forma da entropia uma função termodinâmica de estado ou em quantidade de sistema energia do sistema.

    ResponderExcluir
  39. 1-A primeira lei fala sobre a conservação de energia.
    A segunda lei fala que não se pode transformar todo calor em energia para haver trabalho deve haver um desequilíbrio físico que gere fluxo de energia
    A terceira lei da termodinamica fala sobre o cenceito de entropia absoluta
    ela (a terceira lei da termodinamica) trata sobre a entropia das substancias na temperatura de zero absoluto

    ResponderExcluir
  40. 2-A Primeira porquea lei diz que a conservação de energia estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. Uma consequencia dessa lei é que energia não pode ser criada nem destruída.

    ResponderExcluir
  41. 3-a segunda lei porque porque não e possível trans formar todo o calor em trabalho quando a pressão aumentar o trabalho vai diminuir

    ResponderExcluir
  42. 4-A TEORIA DA EVOLUÇÃO NÃO VIOLA E JAMAIS VIOLOU QUALQUER LEI DA FÍSICA, MUITO MENOS AS DA TERMODINÂMICA.
    O CRIACIONISMO É QUE VIOLA DIRETAMENTE A PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA, E QUASE TODAS AS OUTRAS LEIS DA NATUREZA.

    ResponderExcluir
  43. A Primeira Lei declara que não importa que mudanças se efetuem, nucleares, químicas ou físicas, a soma total da energia e da matéria (realmente equivalentes)

    ResponderExcluir
  44. Segunda Lei declara que cada alteração que acontece tende natural e espontaneamente a sair de um estado ordenado para um estado desordenado, do complexo para o simples, de um estado de energia alta para um estado de energia baixa..

    ResponderExcluir
  45. terceira lei

    Propõe que na temperatura de ZERO ABSOLUTO, 0 Kelvin, que equivale a cerca de -273 ºCentígrados no sistema Celsius, o estado de agitação molecular, a Entropia, tende a Zero.

    ResponderExcluir
  46. eu achei mas interresante a 1 lei
    pois na verdade nós nadas criamos nada perdemos tudo transformamos nós seres humanos vivemos em um mundo de trasformação..

    ResponderExcluir
  47. no meu ponto de vista a mais verdadeira e 1.lei nada se cria nada se perde tudo se transforma .porque nos homens da natureza nâo criamos nada nâo perdemos nada tudo transformamos pois vivemos em um mundo de modificaçôes tecnologias avansaladoras onde podemos transforma tudo a quilo que deus criou para a humanidade..

    ResponderExcluir
  48. Há a teoria de que todas as coisas vivas surgiram através de um processo evolutivo, mecânico e natural, a partir de uma única fonte, que surgiu através de um processo semelhante a partir de um mundo morto, inorgânico. Essa hipótese evolucionária generalizada geralmente é apresentada como um fato científico estabelecido nos livros de ciência...jw

    ResponderExcluir
  49. prof: aceita ai pois nos so tivemos tempo de responde hoje pois ontem trabalhamos vai prof;considera ai vai
    pelo menos da uma notinha pois merecemos;;obrigada

    ResponderExcluir