Quem sou eu

Minha foto
Sou Professora de física e química e Professora da sala de tecnologia, sou uma pessoa apaixonada no que faço, na educação tudo o que faço é pensando em meus alunos que amo muito é por mim e por eles que dedico este blog tem tem me ajudado muito em diversas formas de avaliação.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

GARRAFA DE LEYDEN - 3º ANO 2011

CONSTRUINDO UM CAPACITOR CASEIRO
Garrafa de Leyden

Alunos depois de verem os filmes é só colocar a mão na massa, monte seu grupo de estudo e monte o seu capacitor caseiro...

TRABALHO EM GRUPO -NOTA DE 0 A 10 - DATA DA ENTREGA DOS VÍDEOS 05/12/2011
ATIVIDADE 1- CAPACITORES
ABRA O SITE www.fisicandonoblog.blogspot.com e veja os dois vídeos que ensinam como fazer um capacitor caseiro ( garrafa de Leyden). Utilizando os modelos demonstrados no vídeo faça uma garrafa de Leyden para apresentação no seminário.
Você pode montar um vídeo mostrando como você e seu grupo fizeram a garrafa de Leyden, demonstrando como ela funciona . Depois traga o vídeo para apresentação na sala de aula na data marcada pela professora ( 05/12/2011)









7 comentários:

  1. Tá!
    Mas e depois de Montar o tal capacitador?
    Mandar um vídeo da experiência?
    Um post?
    Eu sei que a senhora ainda nem passou a lição
    mas sou apressadinha...
    haha =D

    ResponderExcluir
  2. olá munyra agora está tudo passo a passo como fazer a atividade um forteeeeeeee abraço

    ResponderExcluir
  3. Prof, depois de muita luta , conseguimos fazer o resistor e filmar!!! pensa num drama!! o medo de levar choque estava grande hahah:D

    ha prof, quando a gente acessa o blog, está apareceno uma mensagem de aviso de possível software mal intencionado (vírus), a mensagem diz que tem um determinado site que o blog dá acesso que possui malware e só uma visita a este site pode danificar o computador... Só pra saber..

    Thau Thau

    ResponderExcluir
  4. COMO IREMOS SABER SE ESTA CARREGADO?

    ResponderExcluir
  5. Carregar a garrafa (ou capacitor) da seguinte maneira:
    Atritaremos o cano de PVC com a meia de seda o encostaremos no pólo central da garrafa. Faremos isso várias vezes e devemos tomar o cuidado para não encostarmos os pólos um no outro e não tocarmos no pólo central.
    Após esse procedimento tocamos o pólo lateral ao central da garrafa e observaremos uma pequena faísca.
    Podemos também carregar a garrafa através do pólo lateral, com isso não poderemos tocar na parte envolvida pelo papel alumínio.
    Os materiais utilizados para carregar a garrafa podem ser substituídos por outros, como por exemplo: papel, lã, acrílico, etc.
    Pode-se utilizar outra maneira de como carregar a garrafa:
    Utiliza-se a tela de uma TV ou de um monitor de microcomputador. Quando ligamos ou desligamos esses aparelhos uma grade quantidade de cargas é liberada. Encostaremos um pólo da garrafa na tela a cada vez que ligarmos ou desligarmos. Devemos salientar que este procedimento não é adequado se for trabalhar com crianças mais novas, pois a quantidade de cargas liberadas pela tela de TV é bem maior que no primeiro procedimento, e isso pode causar algum choque elétrico.

    ResponderExcluir
  6. 1 - O QUE É?
    Resistor é um componente eletrônico que tem a propriedade da resistência elétrica.

    2 - ONDE PODE SER UTILIZADO?
    Resistor de Chuveiro
    Resistor de lâmpada
    Resistor elétrico

    3- PARA QUE É UTILIZADO?
    Tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule) ou então limitar a quantidade de corrente elétrica em um circuito, a partir do material empregado.

    4 - Quando um resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada utiliza-se uma associação de resistores.

    Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.

    5 - Considerando-se que na maioria das vezes, os valores vêm codificados em cores, é necessário conhecer o código de cores que possibilitará a leitura desses valores.
    Descrição do Código de Cores

    O código de cores é a convenção utilizada para identificação de resistores de uso geral. Compreende as séries E6, E12 e E24 da norma internacional IEC.
    Procedimento para Determinar o Valor do Resistor
    Devemos:

    1. Identificar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor.
    2. Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
    3. Identificar a cor do terceiro anel. Determinar o valor para multiplicar o número formado pelos itens 1 e 2. Efetuar a operação e obter o valor da resistência.
    4. Identificar a cor do quarto anel e verificar a porcentagem de tolerância do valor nominal da resistência do resistor.

    OBS.: A primeira faixa será a faixa que estiver mais perto de qualquer um dos terminais do resistor.

    Grupo: Bruno Gomes 3º D
    Bruna Santos
    Fláubertt
    Anderson

    ResponderExcluir
  7. professora aki é yara 3b noturno
    olha eu vou ser indenizada c eu levar um xoque??!
    brincadera prof
    olha eu entendi qse tdo menos como vamos fazer para saber qndo ja tiver carregada vai acerder algo?
    obg bjim

    ResponderExcluir